Este ano faremos uma breve retrospectiva de 3 dias com os momentos mais importantes da carreira de Selena ao longo de 2014. Que tal relembrar esses momentos conosco? Hoje vamos falar sobre a viagem de Selena ao Nepal em missão com a UNICEF, organização da qual ela é embaixadora. Vamos lá!
Em maio deste ano, Selena viajou ao Nepal em busca de atenção para crianças necessitadas no país e também ao redor do mundo. Selena descreveu a experiência como “devastadora e de quebrar o coração, mas também incrivelmente inspiradora”.
Durante a viagem, Selena visitou lugares tais como a escola Satbariya Rapti, apoiada pela UNICEF e a Comunidade Feminina de Voluntários da Saúde na Vila de Gangaparaspur e aprendeu sobre os esforços delas para reduzir as doenças e as mortes entre as crianças e suas mães. Selena disse que “foi incrível aprender sobre os serviços proporcionados por essas voluntárias, elas dedicam seu tempo para ajudar mulheres a ficarem saudáveis durante a gravidez e terem um parto em um ambiente saudável”.
Na vila de Hapur, Selena conheceu as mulheres do Comitê Paralegal e um grupo que cuida de violência contra mulheres, que fazem a mediação em casos de conflito, divórcios, violência doméstica, abuso infantil e outros.
Mais tarde, na vila de Dokrena/Khaira, Gomez interagiu com jovens e aprendeu como eles são agentes de mudança em suas comunidades, espalhando mensagens sobre a importância de saneamento e higiene. Selena assistiu a um grupo de adolescentes apresentarem uma peça sobre saneamento e a prática de higienizar corretamente suas mãos com sabonete.
Na vila de Kohalpur, Selena conheceu jovens que foram recrutadas para um conflito armado que terminou há oito anos e conheceu como, com o apoio da UNICEF, eles se reintegraram em suas famílias e na sociedade.
“Foi difícil ouvir sobre a vida complicada que essas meninas tinham nos acampamentos, mas eu me inspirei com a motivação delas para construir um futuro melhor”, disse Selena sobre a experiência.
A viagem foi uma revelação para Selena. “As crianças do Nepal me ensinaram que com muito amor, otimismo e trabalho duro, tudo é possível. Essa é a mensagem que eu gostaria de transmitir para jovens ao redor do mundo: acredite nos seus sonhos e vá em busca deles.”
Fotos
Após voltar de viagem, Selena compartilhou um pouco de sua experiência com a revista americana She Knows.
“Eu acho que nessa parte da minha vida, agora que eu tenho 21 anos, foi a viagem perfeita para eu aprender por mim mesma,” Selena disse na entrevista. “Você não percebe o quão importante a água pura e limpa é, mesmo que seja algo com que você cozinha e toma banho,” Em alguns lugares pela qual Selena passou, ela não teve acesso à água limpa, tendo que beber água industrializada. “Eu sou a pessoa, sendo bem honesta, que abre uma garrafa de água, dá dois goles e deixa de lado, e a UNICEF mudou toda minha perspectiva nisso. Quando eu fui para Índia logo após, eu nem queria água engarrafada. Eu estava tipo: ‘eu estou bem com a água que você tem.’ E isso é algo que você deve lembrar sempre. É por isso que eu sempre faço essa viagens.”
Selena considera a viagem ao Nepal uma boa experiência para si mesma e também para ser compartilhada com seus fãs para conscientizá-los. “Alguns dos meus fãs nem sabem onde é o Nepal. Isso é algo eu sou capaz de providenciar para meu público, porque isso é o que começa com eles: fazer com que eles saibam e esperançosamente os encorajando a falar sobre isso e a saber o que é realmente importante no mundo.”
Em sua viagem, nenhuma das crianças reconheceu Selena, pois eles não tem acesso à televisão ou internet. “Eles são felizes. Eles são apenas felizes. Essa é a coisa mais incrível. Eu posso explicar isso para você pelo telefone, eu posso explicar isso para você em pessoa, eu posso tentar dizer isso no meu Instagram e dizer aos meus fãs, mas quando você está envolta de uma pessoa que está em uma situação muito mais terrível do que você e você está lá assistindo eles serem mais felizes que você… isso diz tanto de alguém. E isso era exatamente o que eu precisava.”