Postagem por:
Samuel Rodrigues
30 maio.2023

Disco mais aclamado pela crítica de Selena Gomez, “Rare” completou três anos de lançamento em 10 de janeiro e conferiu à artista, com “Lose You To Love Me”, seu primeiro single n.º 1 na Billboard Hot 100, maior parada musical dos Estados Unidos.

A cantora tem apreço pelo projeto, que foi nomeado a partir da canção homônima e com base no princípio da autoaceitação das pessoas como realmente são, sem ceder à pressão da mídia.

Com mais de 2,5 bilhões de reproduções no Spotify, o CD conta com 17 músicas em sua versão “deluxe” e, abaixo, você pode relembrar os conceitos por trás de cada canção:

1. “Boyfriend”

Compositores: Selena Gomez, Julia Michaels, Justin Tranter, Jon Wienner, Sam Homaee

Produtores: The Roomates, Schoudel

Duração: 2:41

Em “Boyfriend”, Selena Gomez expressa sua necessidade de um parceiro em sua vida, já que todos os anteriores haviam sido tão instáveis até aquele época. É uma canção alegre sobre desistir e voltar a se apaixonar outras vezes, mas também sobre saber que você não precisa de ninguém além de você mesmo para ser feliz. Na letra desta faixa, fala-se sobre como seus relacionamentos falharam com ela até um momento em específico na sua vida. Porém, ela ainda não está prestes a desistir. De modo geral, ela pode ter tentado desvios no amor, o que se mostrou fatal. A cantora também sugere que os que ela encontrou até agora são “errados” e pergunta se ainda sobrou algum bom.

A cantora também faz referência a estar bem em ficar sozinha. Ela gosta de sua companhia, mas tem algumas noites em que é simplesmente insuportável ficar sozinha. Nos períodos de quarentena durante COVID-19, por exemplo. Como seria maravilhoso estar trancado em uma casa com sua pessoa favorita no mundo. Ela sugere que poderia chamar um “amigo”; usar uma “linha direta” é uma indicação clara para comprar alguma companhia. Contudo, nenhum deles é permanente e, geralmente, apenas preenche uma necessidade física. Então ela continua procurando o primeiro e único.

2. “Lose You To Love Me”

Compositores: Selena Gomez, Julia Michaels, Justin Tranter, Mattias Larsson, Robin Fredriksson

Produtores: Mattman & Robin, Finneas

Duração: 3:26

“Lose You To Love Me” é uma balada sobre autodescoberta após a experiência de um coração partido. Na seção de comentários do videoclipe no YouTube, Selena fala que a canção foi inspirada em inúmeros trajetos de sua vida desde o lançamento do álbum anterior e que tem como intuito criar esperança nas pessoas, a fim de que elas sintam que possam passar para o outro lado mais fortes e melhores do que antes. Então, embora seja uma música sobre perder o amor, também é sobre se reerguer. Em “Lose”, a cantora se retrata como vítima de amor não correspondido, sendo o namorado ou provável ex. Parte de seu obstáculo o envolve, porque ele aparentemente ama outra mulher mais do que ela; isso é apesar de ele “prometer-lhe o mundo”, o que significa que ele deu sua palavra de que a trataria bem.

Portanto, a visão óbvia é de que esse romance, em particular, pelo menos da perspectiva de Selena, é tóxico. Na verdade, ela precisa muito sair dele, pois os maus-tratos estão tendo um efeito negativo em sua autoestima. Como o título resume artisticamente a situação, um pré-requisito para Selena se “amar” suficientemente é perder esse parceiro.

3. “Rare”

Compositores: Selena Gomez, Madison Love, Leland, Brett McLaughlin, Nolan Lambroza, Simon Rosen

Produtores: Sir Nolan, Simon Says

Duração: 3:40

“Rare” é baseada na temática da cantora estar no lado receptor de um amor não recíproco, embora ela entenda que não é perfeita. Mas, ao mesmo tempo, também percebe que está mais investida nesse romance do que seu parceiro. Na verdade, ela basicamente imaginou que os dois permanecessem juntos. No entanto, no momento, ele está meio que tratando-a como se ela nem estivesse lá. Ao fim, ela não deixará a situação sobrecarregá-la emocionalmente.

Em vez disso, como o título sugere, ela também compreende que é “rara”. Em outras palavras, apesar de seus defeitos, sabe que é única o suficiente para encontrar um amor que realmente a aprecie. Então, com isso em mente, não irá quebrar a cabeça tentando falar com seu amante atual à luz dele maltratando-a. Ao invés disso, a intérprete está plenamente ciente de seu valor, mesmo que não esteja. Portanto, a insinuação geral é que o parceiro não irá participar do relacionamento tão cedo, ela deve desistir do relacionamento e se abrir para encontrar um novo amor.

4. “Souvenir”

Compositores: Selena Gomez, Douglas, Ian Kirkpatrick, Love

Produtores: Ian Kirkpatrick, Ben Rice

Duração: 2:41

Em “Souvenir”, Selena Gomez, definitivamente, aborda um interesse romântico. Embora permita aos fãs se questionarem sobre qual relação a que a canção se refere, a canção deixa uma ideia indefinida no ar. Trechos da letra não irão tão longe quanto identificar o destinatário, se for uma pessoa real. Na verdade, os detalhes mencionados parecem ser um composto de dois ou mais romances em que ela esteve.

A única pista que ela ofereceu para identificação de seu par é que a pessoa em questão, possivelmente, tem uma particularidade em seu olhar, descrito como a cor “olhos azul-egípcio”. A letra pinta uma imagem vívida de Gomez e alguém tendo um encontro fumegante na cidade de Nova York, em agosto, sem determinar o ano exato. “Saguão do Sunset Tower, esperando por mim, no elevador, procurando sua chave, nos beijamos em todos os cantos, suíte presidencial, abrimos aquele Bordeaux de 1993”.

Entretanto, indo ao ponto do significado real da música, é o fascínio da cantora pelo destinatário. Esse é alguém que ela claramente adora e se sente edificada na presença dele. Além disso, o título da música é baseado em uma metáfora um tanto confusa na qual ela afirma que esse indivíduo deve “tirar o fôlego como uma lembrança”. Considerando que as lembranças são recordações, a declaração é claramente reveladora de que ela está falando sobre um relacionamento passado em oposição a um que está acontecendo no presente. Todavia, de qualquer forma, no final do dia, esta é uma música de amor, que, mais uma vez, é baseada principalmente na cantora se abrindo sobre o quanto ela aprecia seu amante.

5. “Look At Her Now”

Compositores: Selena Gomez, Julia Michaels, Justin Tranter, Ian Kirkpatrick

Produtores: Ian Kirkpatrick

Duração: 2:42

“Look At Her Now” propaga ideais de evolução e o caminho para uma mulher mais forte, principal panorama da faixa. A cantora passou por uma experiência emocional devastadora. Todavia, emergiu a partir do episódio como um indivíduo mais forte. Na verdade, apesar de levar “alguns anos” para se recuperar totalmente do rompimento, olhando para trás, agora ela se sente como se “tivesse se esquivado de uma bala”.

Essa é outra maneira de dizer que ela acredita que sua vida seria muito pior se ela tivesse realmente ficado no relacionamento. Além disso, está extremamente confiante de que conseguirá um novo parceiro, se for isso o que realmente deseja. Logo, a implicação é que a cantora está apenas aproveitando a dica romântica. Ela aplicará até decidir que é hora de sua vida se movimentar para, mais uma vez, seguir esse caminho.

6. “She”

Compositores: Selena Gomez, Justin Tranter, Jon Wienner, Sam Homaee, Emenik

Produtores: The Roomates

Duração: 2:52

“She” se encaixa em dois gêneros de música pop ao mesmo tempo. O primeiro, que apresenta letras que são realistas para as experiências pessoais da cantora. O segundo, baseado em um daqueles cenários em que a cantora está fantasiando sobre falar com uma versão mais jovem de si mesma. Caso fosse essa questão realmente possível, a atual Selena daria alguns conselhos à Selena mais jovem. E disse que o conselho seria que ela deveria confiar em seus próprios instintos.

Ao afirmar. o contrário, a cantora fez algumas coisas no passado das quais se arrepende. Ainda assim, a implicação seria de que ela até sabia na época que essas não eram as melhores decisões. No entanto, Selena não era apenas “muito jovem” nos primeiros dias de seu estrelato, mas também envolvida no estilo de vida “Hollywood”, dois fatores combinados que a levaram a ter que lidar com uma quantidade considerável de dor emocional.

Logo, se assim desejar, pode-se esticar a letra, e dizer que ela também está cantando sobre seu relacionamento passado com certo cantor. Para aqueles que estão realmente familiarizados com a história de Gomez, a letra da música englobaria logicamente esse romance. A trama é que Selena simplesmente reconhece que, em um momento, ela era uma pessoa vulnerável e desnorteada. Embora possa não haver retorno, ela está, no mínimo, agradecida por ter saído de toda a situação.

7. “Crowded Room”

Compositores: Selena Gomez, Rosen, Bleta Rexha, Simon Wilcox, Nolan Lambroza, Ricardo Valentine

Produtores: Sir Nolan, Simon Says, Ben Rice

Duração: 3:06

A princípio, é importante ressaltar que “Crowded Room” se trata de uma canção de amor. Na faixa, retrata-se o papel de amantes que só têm olhos um para o outro. Desse modo, mesmo quando estão em uma “sala lotada”, a única pessoa que recebe sua respectiva atenção é uma da outra.

Diferentemente colocado, é como se as outras pessoas nas proximidades não tivessem importância; ela canta de forma a se sentir única no lugar.

8. “Vulnerable”

Compositores: Selena Gomez, Amy Allen, Jonathan Bellion, Stefan Johnson, Jordan K. Johnson

Produtores: The Monsters and the Strangerz, Jon Bellion, Schoudel, Gian Stone

Duração: 3:12

“Vulnerable” funciona como um recado destinado, logicamente, a um novo interesse romântico com quem a cantora está, agora, prestes a ter verdadeira intimidade. Nesse intervalo de tempo, ela tenta verificar o nível de compromisso dele. Isto é, ela se pergunta se ele pode realmente lidar com todas suas partes, tanto a boa quanto a ruim. A razão para seu ceticismo parece ser a jovem ter se apaixonado antes, apenas para que as circunstâncias terminem em decepção.

Essa realidade, no entanto, não quer dizer que ela esteja com medo, como, por exemplo, ser abalada em termos de se apaixonar novamente. Não obstante, ela entende que é realmente “vulnerável” em questões emocionais e não pretende mudar. Aparentemente, ela sabe que se entregar a alguém a colocará na posição de ter seu coração partido. Contudo, a perspectiva desse fato não irá impedi-la de amar livremente a pessoa certa. Mas, antes de fazê-lo, ela quer ter certeza de que o dito indivíduo tenha, com efeito, seus melhores interesses em mente, além de ele, mais uma vez, ser capaz de lidar com todo o prazer e dor que ela tem a oferecer.

9. “Dance Again”

Compositores: Selena Gomez, Caroline Furoyen, Justin Tranter, Mattias Larsson, Robin Fredriksson

Produtores: Mattman & Robin, Bart Schoudel

Duração: 2:50

“Dance Again” é lida como um hino de auto-embelezamento. A premissa é a de que a cantora lidou recentemente com uma depressão grave. Contudo, a fim de não permitir que um temperamento tão negativo ultrapassasse sua mentalidade, resolveu se envolver em ações para se edificar ou, dito de forma diferente, ela agora está funcionando sob a noção de que a felicidade é algo que deve ser ativamente procurado e que a autoconfiança se manifesta por ela deixar de lado todo o receio.

Assim, a partir do momento que Selena afirma “é tão bom dançar de novo”, a palavra dança é realmente equivalente a se proporcionar aproveitar a vida e não se ocupar na pista de dança. Isso é para dizer que a vocalista parece ter redescoberto um entusiasmo pela vida. Desta vez, ela irá fazer um esforço mais consciente para viver a vida corajosamente ao máximo. O propósito e o significado da música englobam a possibilidade de ser vulnerável, poder dar espaço a todos os sentimentos, preparar-se para se soltar e sentir-se bem consigo mesmo.

10. “Ring”

Compositores: Selena Gomez, Julie Frost, Breyan Isaac, David Ciente, Lambroza, Sean Douglas

Produtores: Sir Nolan, Douglas, Johan Lenox, Simon Says, Schoudel

Duração: 2:28

“Ring”, entre muitas coisas, versa sobre não ser influenciada por ninguém, nem mesmo por seu parceiro. A canção nos diz que ela tem seus pretendentes aderidos em seu dedo como um anel. Na música, Selena se orgulha de possuir vantagem sobre seus relacionamentos. Sendo uma celebridade de sua estatura, ela deve estar recebendo todos os tipos de ofertas românticas de hora em hora. Mesmo assim, sua vida de namoro tem sido bastante exclusiva, e nela, ela sofreu.

Na letra, é descrito um garoto que enviou mensagens de texto 23 vezes consecutivas em busca de seu amor e carinho. Selena também traz uma referência ao lendário ícone do basquete Michael Jordan, que usa uma camisa com o número 23. Dessa forma, afirma que finda problemas invitáveis com garotos como o lendário Jordan fazendo cesta.

11. “A Sweeter Place”

Compositores: Selena Gomez, Love, Uzoechi Emenike, Ian Kirkpatrick, Scott Mescudi

Produtores: Kid Cudi, Ian Kirkpatrick, Mike Dean, Plain Pat, Dot da Genius

Duração: 4:23

Considerando que a música tem um tom romântico, a definição geral trazida é a de que Selena deseja estar em “um lugar mais doce”. O referido local é majoritariamente metafórico e similar a uma sensação como um estado de espírito completamente satisfeito. Por meio de como a cantora explana, ela só consegue atingir esse estado depois de se mudar “para longe das multidões”. Nesse viés, ela antecipa se sentir melhor quando se encontra relativamente isolada e “fora de cena”. Examinando o refrão, é possível entender que ela gostaria de estar lá com um interesse romântico.

O lado amoroso dela discorre sobre o mesmo desejo. Além disso, deve-se notar também que todo esse cenário é apresentado como hipotético, como uma fantasia. Portanto, os vocalistas ainda não alcançaram “um lugar mais doce”, mas Selena especialmente parece ter uma ideia sólida de como tal devaneio funcionaria na vida real.

12. “People You Know”

Compositores: Selena Gomez, Aaron Puckett, Stephanie Jones, Jason Evigan, Mathieu Jomphe-Lepine, Alexandra Robotham

Produtores: Evigan, Billboard, Alex Hope, Schoudel

Duração: 3:14

Em “People You Know”, fala-se sobre de um ex-namorado próximo que não faz mais parte da vida da cantora. O indivíduo pode ser considerado um interesse romântico, tal como ela especifica: “costumava passar noites com essa pessoa”. Mais tarde, ela percebe que “pessoas que você conhece” podem, depois, tornarem-se “pessoas que você não conhece”. Após o relacionamento, ficou natural, para ela, sentir que a pessoa que conheceu não existe mais. A personalidade pela qual se teve uma paixão mudou ao longo do tempo e o olhar para o parceiro é como se fosse entre estranhos. Ainda que ela tenha se aberto de corpo e alma para ele, a relação a inseriu em um estado muito estranho de ambiguidade.

A artista também reflete sobre a época em que o relacionamento deles estava em fogo. Não o tipo de fogo ardente, mas o tipo iluminador. Porém, o que eles não sabiam é que o fogo queima, e assim foi. Pessoas que você achava que conhecia, eventualmente se tornam estranhos. São ciclos da vida. Em maneira mais simples de colocar essa metáfora, é que a pessoa com quem você pode estar mais próximo hoje pode ser alguém com quem você não terá mais contato amanhã. Pelo menos, é por um momento como esse que estrela passou em particular.

13. “Cut You Off”

Compositores: Selena Gomez, Chloe Angelides, Liza Owen, David Pramik

Produtores: Pramik, Ben Rice

Duração: 3:02

“Cut You Off” aborda sobre “cortar” um certo interesse romântico. Em termos simplificados, Selena decidiu, de forma definitiva, transformar seu relacionamento com ele em uma coisa do passado. As metáforas utilizadas ao longo da faixa parecem indicar que ele a maltratou a ponto de ela estar emocionalmente abalada por alguns anos, mesmo após o término do romance. Assim, mais uma vez, essa faixa representa uma promessa que ela está fazendo para, finalmente, superar essa pessoa. De acordo com a própria cantora, a canção fala de eliminar de sua vida um homem que permaneceu nela durante 1460 dias.

Selena se culpa por sua própria confusão. Ela não conseguia entender o amor em detrimento do que quer que estivesse acontecendo com esse garoto por quatro anos. Ela imaginou um “para sempre” com ele e durou apenas quatro anos. Esses trechos também são uma confissão bêbada para si mesma. Essa música funciona como um mantra para expulsar as memórias desse menino de sua cabeça. Porém, quanto mais ela escreve sobre ele e canta essa música no palco, mais ela se lembra do mesmo fato que está tentando esquecer. É um ciclo vicioso do qual ela tenta fugir.

14. “Let Me Get Me”

Compositores: Selena Gomez, Furoyen, Justin Tranter, Mattias Larsson, Robin Fredriksson

Produtores: Mattman & Robin, Schoudel

Duração: 3:09

Em “Let Me Get Me”, Selena está se dirigindo a si mesma, enquanto afirma que, naquele momento, estava passando por algum tipo de experiência de edificação interna. No processo, por sua vez, ela não quer que sua própria mente apresente uma desculpa sobre por que ela não pode ser muito feliz. Portanto, a pressuposição é a de que sua natureza autossabotadora tem feito isso regularmente no passado, o que indica, ainda, que a narradora está um tanto deprimida. 

Entretanto, agora se pode dizer que ela está se posicionando contra, para impedir que tal autodepreciação, talvez aceita antes, ocorra doravante.

15. “Kinda Crazy”

Compositores: Selena Gomez, Jasmine Thompson, Justin Tranter, Rami Yacoub, Kristoffer Fodgelmark, Albin Nedler

Produtores: Yacoub, BONN, Nedler, Ben Rice, Schoudel

Duração: 3:32

A letra de “Kinda Crazy” dá-se a partir da cantora se dirigindo a um ex-namorado. Se é ou não um de seus ex-namorados famosos da vida real, não fica especificado. Talvez, o tempo diga, a considerar os detalhes que ela cede acerca do que aconteceu entre os dois. Ela conheceu esse garoto que era mais doce que o próprio açúcar. Suas palavras são comparadas ao alcaçuz, uma raiz da qual são feitos sabores doces. Tais características a levam a ficar fascinada por ele.

Em seguida, o menino começou a ficar estranho. Ele se tornou “engraçado” no comportamento, e não de uma maneira boa, o que fez com que ela começasse a suspeitar dele e, provavelmente, estava certa em desconfiar. Na canção, é determinado que o indivíduo em questão possui algumas habilidades interpessoais desfavoráveis. Na verdade, ela praticamente chegou à conclusão de que ele é “meio louco”, e “não é do tipo bom” de louco. Ela enfatiza que seu amante a chama de “querida (bebê)” mesmo depois do término.

Selena explica a razão pela qual está perplexa com a linha do tempo desse relacionamento. Foi ele quem deu o primeiro passo e a convidou para sair. Foi ele quem demonstrou interesse sincero. O menino a convenceu, e ela aceitou. Então, por que toda desonestidade? O que mudou? Selena tem perguntas e sabe que elas ficarão sem resposta para sempre.

16. “Fun”

Compositores: Selena Gomez, Julia Michaels, Scott Friedman, Mark Williams, Raul Cubina

Produtores: Ojivolta, Schoudel

Duração: 3:09

A letra de “Fun” é centrada em Selena sendo fortemente atraída por um cara principalmente pelo físico. Em outras palavras, ela encontrou alguém que parece bom, mas o potencial dos dois entrarem em um relacionamento de longo prazo é mínimo. Todavia, ela ainda está inclinada a interagir com ele, isso porque, aos olhos dela, ele “parece divertido”. Ela antecipa que estar com ele será uma experiência agradável. Com base nos momentos que passaram juntos até agora, aparentemente é esse o caso; outra maneira de analisar é que eles compartilham traços de comuns de personalidade. A intérprete alude a esse aspecto quando ela diz “o tipo de problema dela gosta do tipo de problema dele”.

Portanto, a maneira mais fácil de descrever essa música é pautar-se em um relacionamento casual entre ela e a quem se direciona; e isso é planejado, pois ela percebe que cruzar o caminho com esse indivíduo, por mais emocionante que seja, não é para ser uma experiência romântica duradoura.

17. “Feel Me”

Compositores: Selena Gomez, Scinta, Shaouy, Mills, McKenzie, Malik, Kasher, Golan

Produtores: The Arcade

Duração: 3:46

Lançada durante concertos da turnê em prol do álbum “Revival”, a música chegou ao alinhamento de faixas do “Rare”.

Na letra de “Feel Me”, Selena Gomez é ouvida conversando com um ex-namorado. Ela espera que, toda vez que ele estiver com outra garota, ele pense nela. Este não é um desejo saudável, mas ela confessa que não conseguiu deixá-lo ir em sua mente e que ainda o ama. Quando pensa nele, seus dias ficam mais longos, o tempo fica mais lento, as noites ficam mais frias devido à solidão e os batimentos cardíacos mais altos em decorrência da pressa das memórias. No entanto, ela não afirma diretamente e pergunta ao ex se ele se sente assim. Como ela ainda está apaixonada por ele, ela não se importa que ele volte correndo para ela, quando percebe que sua nova namorada não pode dar as coisas que ela lhe deu.

A cantora descreve o que pode ser tido como um amante infiel em “Feel Me”. Considerando tudo, esta é uma declaração muito complexa de explicar. Entretanto, o que se resume fundamentalmente é que seu amor por seu parceiro é tão forte que é possível dizer que ela aceitou a traição dele. Na verdade, ela afirma que não importa com quantas mulheres ele possa interagir, ela é a única que realmente o ama. Com base no primeiro verso, ele também parece entender que essa afirmação é verdadeira. Em essencial, há também uma sensação de remorso que pode ser detectada nas letras da intérprete, visto que ela aceitou a situação, mesmo não significando, por exemplo, que ela não possa ficar incomodada com as ações dele. O objetivo desta música,em particular, não é expressar suas frustrações românticas. Em vez disso, é proposto que, diariamente, não importa como seu parceiro se comporte ou com quem, em suma, ele possa dormir, ela ainda é, reiterando, a que mais o ama.

Comments

comments

Siga o Twitter do site para receber
novidades sobre Selena em tempo real
Na nossa página do Facebook, você também
não perde novidades sobre Selena. Curta!
Siga-nos no Instagram para fotos, vídeos e
entretenimento sobre Selena e o site
Web status
Criação e desenvolvimento por LIVZZLE e Lannie.D
© 2020 - Selena Gomez Brasil