Essa matéria foi escrita e publicada originalmente pela Wondermind, companhia de Selena, que busca desestigmatizar a saúde mental e fornecer recursos e ajuda para pessoas no mundo todo.
Às vezes, todos nós só precisamos de um dia para reiniciar e recarregar. Sim, até Selena Gomez. Não é nenhum segredo que a co-fundadora e diretora de impacto da Wondermind é apaixonada por desestigmatizar a saúde mental e reservar tempo para a boa forma mental. Mas sabemos como pode ser difícil livrar-se das suas responsabilidades por um dia e realmente descansar. Então, para um pouco de inspiração, decidimos passar o Dia Internacional da Saúde Mental conversando com Selena sobre como ela está e o que mais ajudou sua saúde mental.
WM: Como saber quando você precisa de um dia de saúde mental pessoal?
Selena Gomez: Normalmente, nos primeiros 10 minutos do dia eu posso avaliar como será meu dia. Às vezes, preciso aceitar que será um dia ruim e está tudo bem. Todos nós temos dias ruins.
WM: Qual é a sua coisa favorita de fazer quando você está tirando um dia de saúde mental?
SG: Passar um tempo com minha irmã mais nova, Gracie. Ela é tão inocente e pura. Ela me ajuda a manter a perspectiva da vida. É engraçado porque ela tem 10 anos; tenho 31 anos e mesmo com uma diferença de idade tão grande adoro os conselhos dela. Ela é muito sábia.
WM: O que teve o maior impacto positivo na sua saúde mental?
SG: Quando decidi ser aberta sobre a minha saúde mental, as pessoas começaram a me contatar e a compartilhar suas histórias. Ouvir e conectar-se foi o maior presente porque você se sente menos sozinho.
WM: Que aspecto da sua saúde mental ainda parece um trabalho em andamento?
SG: Não vou fingir que tenho tudo planejado e acho que sempre será um trabalho em andamento. Você tem que aprender a fazer as escolhas que são melhores para você.
WM: Com uma agenda tão ocupada, a quais dicas de condicionamento mental você recorre quando não tem tempo para um dia completo de saúde mental?
SG: Acredito piamente na terapia DBT [terapia comportamental dialética].
WM: Que conselho você gostaria de voltar e dar ao seu eu mais jovem sobre como cuidar de sua saúde mental?
SG: Tento não olhar para trás e desejar que tudo pudesse ter sido diferente. O que me deixa feliz é que mais pessoas estão se abrindo sobre sua saúde mental. Existem mais recursos por aí, como o Wondermind, que eu adoraria quando era mais jovem. Estou feliz que qualquer pessoa que esteja lendo isso agora tenha um lugar para se conectar.
WM: Que conselho você daria para alguém que está lutando com sua saúde mental neste momento?
SG: Não gosto de dar conselhos porque não tenho todas as respostas. Eu diria, porém, que encontre um amigo ou membro da família com quem você se sinta confortável para conversar e se abra sobre o que está sentindo. É muito libertador se abrir para alguém. Há muita força em ser vulnerável.
WM: Qual emoji melhor descreve sua saúde mental atualmente?
SG: Emoji chorando e rindo 😂
WM: Que afirmação realmente está afetando você agora?
SG: Não é só por enquanto, mas sempre me lembro: isso também passará.
WM: Mais alguma coisa que você queira compartilhar com nossos leitores?
SG: Por favor, saiba que você é o suficiente e não está sozinho.
Acesse a Wondermind.