Na tarde desta sexta-feira (5), o site Verywell Mind anunciou, como forma de celebrar o Mês de Conscientização da Saúde Mental, seu ranking dos 25 ícones da mídia que impactaram positivamente o campo da saúde mental. Nomeado “Verywell Mind 25 Anual”, a tabela tem o intuito de enaltecer um grupo inspirador e diversificado de líderes de pensamento, especialistas e defensores que utilizam suas plataformas para contribuir com a redução do estigma relacionado aos transtornos mentais, atender a suas comunidades e compartilhar suas experiências.
A Verywell Mind é um dos principais sites de saúde mental e bem-estar do mundo, com uma grande base de leitores e uma ampla variedade de recursos e informações sobre saúde mental. Considerado um dos portais mais respeitados e bem-estabelecidos no espaço de saúde mental, o programa apresenta uma equipe de profissionais altamente qualificados e uma vasta gama de informações valiosas e recursos práticos para assistir as pessoas e ensinar-lhes a lidar com situações associadas à saúde mental.
A organização oferece uma rede de informações baseadas em evidências sobre uma variedade de tópicos, incluindo ansiedade, depressão, estresse, terapia, relacionamentos e habilidades de enfrentamento e seus artigos são redigidos por profissionais de saúde mental e revisados por um conselho editorial médico a fim de assegurar que sejam precisos e confiáveis. O site foi criado para desempenhar fácil acesso e proporcionar uma interface limpa e intuitiva para navegação.
Conhecida por trazer à tona e elucidar questões acerca da saúde mental, Selena Gomez foi elencada e homenageada na lista, sendo ela mesma uma portadora do Transtorno Afetivo Bipolar e que carrega, em meio aos holofotes da indústria, uma bagagem de anos lutando contra a condição. Confira, a seguir, os feitos de destaque da vida da estrela em prol da saúde mental enumerados pela entidade:
Selena Gomez
Atriz, Cantora, Empresária, Produtora
Estar sob os olhos do público significa ter todos os seus movimentos examinados e criticados. Para muitos, isso ocasiona fortes tentativas de viver em particular; para um grupo seleto de outros, estar constantemente perante as lentes de um microscópio os leva a ficar de pé e orgulhosos das lutas que enfrentam na vida. Esse é o caso de Selena Gomez, que tem sido direta sobre suas dificuldades de saúde mental e física por quase uma década, e que chegou ao ponto de co-fundar uma organização de “aptidão mental” e criar um documentário sobre suas condições de saúde mental. À frente, destacaremos as contribuições excepcionais de Gomez para promover a conversa social sobre saúde mental e remover o estigma da doença mental, contribuições que a tornam uma seleção digna para o “Verywell Mind”.
1. Usando sua plataforma para ser honesta
Gomez foi diagnosticada com lúpus em 2014 e, logo depois, contou ao mundo sobre isso. Ela não se esquivou de discussões dolorosas sobre a doença autoimune e foi direta sobre o tratamento de quimioterapia, bem como um transplante renal necessário vários anos após. No momento de seu diagnóstico, Gomez ainda não estava ciente de que as condições de saúde mental podem acompanhar a doença.
Ela se deu a público com essa informação depois de saber, em 2016, que a depressão e a ansiedade podem ser efeitos colaterais da doença e cancelou parte de uma turnê para controlar seu estado emocional. Ela fala abertamente sobre sua saúde mental desde 2016, divulgando sua experiência com terapia e tratamento. Em 2018, Gomez sofreu uma ruptura psicótica e foi posteriormente diagnosticado com transtorno bipolar. Ela também compartilhou isso com seu público, apesar da possível reação, e até revelou que havia começado a medicação para o transtorno.
Quando você considera como é difícil compartilhar problemas íntimos de saúde apenas com nossos próprios amigos e familiares, a grandeza da bravura de Gomez é ainda mais aparente. Em um clima mundial que ainda estava estigmatizando e julgando duramente as pessoas com problemas de saúde mental, Gomez optou por usar sua enorme plataforma para compartilhar verdades igualmente enormes.
2. A maravilha da Wondermind
Com o conhecimento de que a saúde mental precisava ser abordada em uma escala maior do que suas próprias histórias poderiam transmitir, Selena Gomez começou a arrecadar dinheiro para a causa. Junto com duas outras pessoas, incluindo sua própria mãe, ela co-fundou e lançou a Wondermind em 2022.
O site se postula como um compromisso com a aptidão mental, levando o conceito de saúde mental e expandindo-o para um que reconheça o trabalho interminável necessário para se manter bem. Ele enquadra o bem-estar mental como semelhante ao físico: na mesma linha que você precisa exercitar seu corpo para se manter fisicamente em forma, você precisa exercitar sua mente e emoções para se manter emocionalmente bem.
Para lançar o Wondermind, Gomez ajudou a arrecadar os fundos necessários em 2021. A estrela do tênis Serena Williams, através de sua empresa de capital de risco Serena Ventures, contribuiu com US$ 5 milhões. Tanto sua mãe, Mandy Teefey, quanto a outra co-fundadora, a empreendedora de boletins informativos Daniella Pierson, lutam com seus próprios problemas de saúde mental e compartilham sobre eles com franqueza no site.
O conteúdo do Wondermind inclui peças esclarecedoras sobre várias condições de saúde mental, ensaio de celebridades e especialistas, um podcast chamado “The Business of Feelings” e, até mesmo, uma seção sobre como aliviar o estresse em torno das finanças. Há um ícone “filtrar por sensação” que permite que você escolha uma emoção, como triste, feliz, invejosa ou solitária, e veja ensaios e artigos associados sobre o assunto. Além disso, a Wondermind oferece um boletim informativo que você pode assinar, através do qual você receberá o que o site descreve como “conteúdo de saúde mental realmente útil”.
3. A mente dela e ela
No final de 2022, Gomez lançou um documentário na Apple TV+, intitulado “My Mind & Me”. Dura mais de uma hora e meia de filmagens feitas ao longo de seis anos, e, enquanto as filmagens ocorreram inicialmente no contexto de ser um documentário de turnê, ela se transformou em uma obra sobre a jornada de saúde mental de Selena. No trailer de “My Mind & Me”, diz Gomez, “e eu não quero ser superfamosa. Mas eu sei que, se eu estiver aqui, tenho que usar isso para sempre”. Ela acrescenta que: “o que me faz feliz é a conexão e isso me ajuda a sair da minha cabeça”.
No momento do documentário, Gomez lançou uma música com o mesmo título; foi pré-selecionada para uma possível indicação ao Oscar. O refrão da música é uma ode a como compartilhar suas lutas abriu porta para ajudar os outros, com a letra “Minha mente e eu / Nós não nos damos bem às vezes / E fica difícil respirar / Mas eu não mudaria minha vida / E todas as colisões, queimaduras e machucados, agora eu sei / Se alguém me ver assim, então eles não se sentirão sozinho agora.
4. Um futuro brilhante
Embora o lúpus de Gomez esteja em remissão há algum tempo, ela compartilhou que considera lidar com sua saúde mental um esforço ao longo da vida. Depois de lançar um documentário tão pessoal, ela passou a gravar seu próximo álbum no início de 2023, que ainda não tem uma data de lançamento. Ela tem uma marca de maquiagem chamada “Rare Beauty” que visa construir um “espaço seguro e acolhedor na beleza e além”, e também estrela o programa de mistério e crime do Hulu, “Only Murders in the Building”, que tem duas temporadas disponíveis para transmissão e foi renovada para uma terceira. O que quer que ela faça a seguir, sabemos que Selena fará isso com uma quantidade admirável de honestidade.