Postagem por:
Samuel Rodrigues
17 ago.2022

Co-fundadora da Wondermind, corporação de mídia voltada à saúde mental, Selena Gomez entrevistou a tenista Serena Williams para a edição desta quarta-feira, 17, do boletim informativo (“newsletter”) da organização. Confira, a seguir, a tradução, na íntegra, da conversa na qual as celebridades debatem questões importantes sobre aptidão mental:

Selena Gomez: então, como estão as coisas?

Serena Williams: está tudo bem. Nunca está realmente perfeito, entende? Há sempre algo com que tenho que lidar, seja fisicamente — como as minhas costas agora — ou mentalmente. Porém, trata-se de administrar e como você é capaz de fazê-lo, a forma como está preparada para administrar emoções, sentimentos e tudo e ainda poder performar. E não estou falando sobre performar em um grande palco ou coisa do tipo, apenas sobre performar no geral; desempenhar o papel de mãe ou, para mim, simplesmente performar no dia a dia. Meio que são essas as minhas emoções no momento, mas é bom, porque sempre penso sobre quais são as coisas mais importante para mim e as priorizo.

Selena Gomez: o que é aptidão mental para você?

Serena Williams: aptidão mental, para mim, é apenas realmente aprenderam desacelerar. Você sabe, fiz isso anos atrás, antes de a saúde mental ser um assunto na mente de todo mundo. Era meio que: tudo bem, vou me desligar hoje. Somente no subconsciente, é algo que sempre fiz. Logo, agora, sei que é muito importante se colocar em primeiro lugar, em especial mentalmente; sempre tive situações de desligamento. Eu tenho sérios limites com meu tempo e não deixo ninguém ultrapassá-los. É tão ruim, pois não faço nada por mim. Sou péssima nisso! Já disse inúmeras vezes: “estou trabalhando nisso!”; mais ou menos, estou priorizando o que preciso fazer e, então, quando relaxo, estou relaxada.

Selena Gomez: isso é muito legal. Há cerca de quarto anos, me livrei dos aplicativos em meu celular por um tempo, e essa foi minha maneira de desligar. Ajudou muito. Reconheço que lutei contra ansiedade e depressão e, como alguém que sentiu isso antes, há alguma circunstância em que você pensa que deve falar com alguém?

Serena Williams: sim, quero dizer, passei por muitas coisas em minha vida. Muitas. Então, há momentos nos quais fico “preciso parar de falar com as pessoas”. Contudo, acho importante falar com as pessoas. Eu sou um indivíduo temperamental nas coisas que faço. Você pode ver quando estou no meu trabalho jogando tênis; eu grito, entende? Eu realmente sou muito intensa, mas essa é minha paixão e demonstro assim. Mesmo com o VC e tudo que faço lá, eu sou muito tensa — intensa, não tensa. Intensa é uma palavra melhor. Portanto, tenho tendência em ficar ansiosa, mas aprendi que, primeiro, para mim, oração funciona muito bem. E também perceber o cenário por completo realmente me ajudou com a ansiedade. Penso: “sabe o quê? Ao fim do dia, em dez anos, em cinco anos, em três meses, isso será superimportante? E, então, resolvo de trás a partir daí”.

Selena Gomez: Isso é tão bom, eu não sei cuidar de mim mesma. É realmente difícil!

Serena Williams: É difícil! Não é fácil. Por isso eu falo que posso fazer melhor, porque faço todas essas coisas: faço meu trabalho, depois faço coisas de VC e faço coisas de Olympia, minha filha, mas não faço coisas de Serena. E ainda estou tentando descobrir o equilíbrio de como me priorizar.

Selena Gomez: Falando em tentar conseguir ajuda, como você traduz a disciplina que você tem no tênis em sua vida pessoal?

Serena Williams: Sou super disciplinada no tênis. E, sem tentar pontificar, sei o que é preciso para ter sucesso e ser a melhor em alguma coisa. E é muito interessante como transferir isso para outros aspectos da minha vida. Com o VC, sei que preciso de uma equipe muito boa. Eu preciso trabalhar uma quantidade “x” de horas para desenvolver esses negócios. Eu preciso apenas meio que entender, por exemplo, qual é a fórmula? Você sabe? A fórmula que fiz no tênis funciona com o que faço aqui? E normalmente isso acontece. Você entende, uma coisa que ouvi muito quando estávamos arrecadando fundos é que, uma vez que você entende o que é o sucesso, você pode fazer o que quiser. Obviamente, você deve estar focado nisso, porém pode realmente entender como refazer essa equação em outra coisa. Então, sim, é preciso muito trabalho, é necessária muita dedicação, como você sabe! Você sabe mais do que ninguém. Sua carreira tem sido sua vida inteira, então você entende. Realmente dá muito trabalho.

Selena Gomez: Você obviamente acabou de jogar no Wimbledon, mas você foi um tenista profissional por quase toda a sua vida. Como o pensamento de deixar o mundo do tênis faz você se sentir?

Serena Williams: Você sabe, fisicamente, eu não poderei jogar para sempre. Quando você ama tanto algo, funciona como: “tudo bem, caramba, em algum momento isso tem que acabar”. Então, é estranho quando você pensa: “durante toda a minha vida, eu lembro que tenho me levantado e treinado ou treinado mentalmente para um objetivo. Acredito que esse dia será estranho, mas também estarei extremamente animada. Tenho certeza de que você pode se identificar, Selena, é, por exemplo: “ok, toda a minha vida eu acordei e tive que treinar para um gol ou algo assim e este é o primeiro dia que eu nem vou ter que pensar nisso. É algo para que eu realmente estou super empolgada, mas, ao mesmo tempo, é uma mistura de emoções. Eu sou uma amante da Disney, e você conhece aquela música da Rapunzel “When Will My Life Begin?”; é o meu hino.

Selena Gomez: Eu amo isso. Você disse antes que perder uma partida ou um torneio é como um trampolim para você, o que é realmente impressionante pessoalmente para mim. Como você lida quando enfrenta uma grande decepção, dentro ou fora do tênis?

Serena Williams: Em ambas as situações e, em particular no tênis, fico muito decepcionada. Acho muito importante tirar dessa conversa que pessoas como eu e você são, literalmente, como todo mundo. Eu fico chateada, por exemplo, não falar comigo por uma semana. Não quero usar a palavra “deprimida” vagamente, mas definitivamente fico muito para baixo. Fico negativa e depois fico desanimada às vezes, especialmente se eu sentir que joguei bem, mas aí eu lembro que o desânimo nunca é bom e que muitas coisas ruins podem acontecer caso você esteja se sentindo desanimada. Então, me lembro disso e me recomponho. Simplesmente começo a pensar: “tudo bem, o que posso aprender com isso?”. E isso também é nos negócios, se algo der errado, eu penso: “o que eu fiz de errado? O que posso aprender com isso? E como não cometer os mesmos erros?”. Um dos meus livros favoritos é tão simples que se chama “Quem Mexeu no Meu Queijo?”. É uma leitura fácil, e é ótimo. Ele fala sobre permanecer no momento e permanecer no presente: não cometa os mesmos erros do passado, viva no presente e certifique-se de planejar o futuro. Estou realmente motivada por isso. Então, sempre que algo acontece como uma perda ou se perdemos um negócio que eu realmente queria, é como: “o que posso aprender com isso? Como posso melhorar?”. E, às vezes, perder é realmente melhor, por mais que eu odeie no momento, por mais que eu esteja com tanta raiva, isso me ajuda um mês depois a perceber que eu realmente precisava disso, que eu precisava comer um humilde pedaço de torta e aprender mais ou precisava da experiência para ser um investidor melhor ou um jogador melhor. Cada vez que me faz melhor.

”Recentemente, tive o prazer de conversar com a Serena Williams sobre o que aptidão mental é para ela. Inscreva-se em Wondermind.com para ver a conversa completa”.

Comments

comments

Siga o Twitter do site para receber
novidades sobre Selena em tempo real
Na nossa página do Facebook, você também
não perde novidades sobre Selena. Curta!
Siga-nos no Instagram para fotos, vídeos e
entretenimento sobre Selena e o site
Web status
Criação e desenvolvimento por LIVZZLE e Lannie.D
© 2020 - Selena Gomez Brasil