Em dezembro de 2023, Selena Gomez revelou para um fã no Instagram que lançaria algo em dois meses. No início de fevereiro, inúmeros insiders começaram a postar pequenas dicas de um futuro lançamento, bem como algumas letras de música.
Um dia antes do Dia dos Namorados nos Estado Unidos, 13 de fevereiro, a conta oficial do fã clube de Selena publicou imagens de cadeados com letras de “Love On” nas redes sociais. Esses cadeados foram colocados em pontos turísticos ou de fácil acesso em cidades espalhadas no mundo.
Imediatamente, os fãs mais astutos localizaram os cadeados e compartilharam as letras nas redes sociais.
Em 15 de fevereiro veio o anúncio. Selena Gomez postou a capa do single com a revelação que a canção sairia dia 22 do mesmo mês, como ela havia dito em dezembro.
Durante a semana, não houve nenhuma divulgação massiva ou posts. Apenas dois dias antes da canção lançar, o Official Selenators divulgou alguns pôsteres que mostravam os visuais de Selena Gomez no clipe da canção.
A canção e o clipe saíram às 20h de 22 de fevereiro e conquistaram o coração dos fãs. Os visuais, profundamente inspirados em Paris, com uma aura romântica europeia, consagraram o clipe como um dos mais bem feitos e bonitos da carreira de Selena Gomez.
A letra completa da canção, em português e inglês, você encontra aqui:
Além do clipe, foram liberadas algumas imagens profissionais para acompanhar a divulgação de “Love On” nas redes sociais.
A direção de arte e fotografia do videoclipe surpreendeu principalmente por suas referências. Em “Love On”, Selena referencia a 3 tipos de arte diferentes: um livro, um filme, e um quadro. O quadro, conhecido como “A Decadent Girl”, de Ramón Casas, datado de 1899, na verdade se chama “The Young Decadent After the Ball”. Ele retrata uma jovem exausta após dançar muito em uma festa. Selena já havia afirmado que o SG3 será “puro pop” e que não haverá nenhuma música triste no álbum.
O livro que Selena segura na mesma cena se chama “Aquele Verão Sufocante”, de Eduard von Keyserling. Ele expõe a hipocrisia da alta sociedade Alemã do início do século XX. O palpite de todos é que Selena esteja dando uma dica que o álbum, ou um novo single, venha no verão norte-americano.
Por fim, a artista faz referência ao filme “Red Shoes”. O longa conta a história de uma bailarina que fica dividida entre sua dedicação pela dança e sua vontade de amar. Ela precisa escolher entre sua carreira e o romance.
No dia seguinte ao lançamento, em consequência ao horário de lançamento da canção, “Love On” contabilizou 134.877 streams em sua PRIMEIRA HORA. Em seu debut oficial, a música configurou em 50° lugar no Spotify Global, com 2.19 milhões de streams.
Nas rádios, o single debutou em #35 na US Pop Radio (Mediabase) com 695 spins e 2.475 milhões de audiência e em #39 na Hot AC (Mediabase), com 415 mil de audiência.
Apesar da divulgação nula e dos números relativamente menos expressivos do que estamos acostumados, a canção não decepcionou os fãs e mostrou que Selena Gomez pode escrever canções felizes e apaixonadas sem perder sua essência.