Postagem por:
Eduarda Altmann
09 set.2025

Matéria por Dianna Singh para a revista Allure
Fotografia por Adrienne Raquel
Tradução por SGBR
9 de setembro, 2025

Num balcão de cozinha sem grandes características, em um prédio de escritórios igualmente sem graça, nos arredores de Los Angeles, repousa um bolo de dois andares coberto quase inteiramente de glitter. Brilhos labiais — de verdade — estão enfileirados como pequenos soldados ao longo do andar superior, como se estivessem guardando o perímetro. Um bilhete escrito à mão, apoiado na base do bolo, diz em letras maiúsculas: “NÃO TOQUE”.

A não ser, é claro, que você seja Selena Gomez.

Em apenas algumas horas, Gomez vai comandar o corte do bolo durante uma celebração da Rare Beauty em todo o escritório, marcando o lançamento do Positive Light Luminizing Lip Gloss, no mesmo dia em que ele chega às prateleiras da Sephora. A Rare Beauty está a poucos meses de completar cinco anos, mas este é o seu primeiro gloss labial — o equivalente a uma papelaria esperar cinco anos para lançar envelopes.

Mas a Rare Beauty — e sua fundadora — não chegaram tão longe seguindo o manual comum das marcas de beleza de celebridades. Gomez lançou a marca no outono de 2020 e marcou a ocasião com uma capa da Allure, para a qual fez a própria maquiagem (usando produtos da Rare Beauty, obviamente), por causa das medidas de segurança da pandemia. “Eu estava um pouco estressada”, ela nos disse na época. “Eu estava definitivamente orgulhosa de estar usando [a minha marca]. Eu só pensava: ‘Espero ter feito isso direito.’”

Como na maioria das coisas que Gomez fez com a Rare Beauty, ela fez tudo direito. Nos cinco anos seguintes, ela cultivou uma marca centrada mais na inovação de produtos e na construção de comunidade do que em sua fundadora famosa. Embora, claro, os milhões de fãs que acompanham cada palavra de Gomez provavelmente tenham ajudado um pouco.

A celebração de hoje também é uma espécie de festa de boas-vindas para Gomez, que esteve em Nova York por quatro meses filmando a quinta temporada de Only Murders in the Building, o aclamado seriado do Hulu em que ela atua ao lado de Steve Martin e Martin Short. “Desculpem por eu ter decidido ser atriz e cantora agora”, Gomez depois diz à multidão de funcionários reunidos na cozinha da empresa, “porque eu queria que todo o meu tempo pudesse estar aqui.”

Para qualquer pessoa com menos de 30 anos, provavelmente é difícil lembrar de um tempo em que Selena Gomez não estivesse na sua tela ou nos seus fones de ouvido. Hoje com 33 anos, Gomez nasceu em Grand Prairie, no Texas, e conseguiu um papel em Barney & Friends aos 7 anos de idade. Mas sua grande chance veio aos 14, quando a Disney bateu à sua porta e ela foi escalada como a jovem feiticeira Alex Russo em Os Feiticeiros de Waverly Place. O programa teve quatro temporadas; Gomez tinha 19 anos quando o episódio final foi ao ar.

Desde então, Gomez lançou músicas que chegaram ao topo das paradas, como “Hands to Myself” e “Lose You to Love Me, e levou seus talentos de atuação para as telas maiores, em filmes como Spring Breakers e, mais recentemente, Emilia Pérez. Ela recebeu uma indicação ao Globo de Ouro por este último, no mesmo ano em que conquistou sua terceira indicação por Only Murders in the Building.

Durante todo esse tempo, ela nunca tentou esconder suas origens no Disney Channel. “Eu estava nesses anos cruciais em que o meu cérebro estava se desenvolvendo”, lembra sobre sua época em Os Feiticeiros de Waverly Place. “E todas aquelas pessoas que estavam no programa conosco cresceram e evoluíram, e eu quero que elas façam parte da minha vida. Acho que é por isso que eu sempre volto.”

Ao dizer “voltar”, Gomez se refere a participar como estrela convidada no reboot recente, Wizards Beyond Waverly Place, do qual ela também é produtora executiva. “Eu genuinamente sinto que devo uma grande parte da minha vida a esse programa”, ela afirma. “É um lar. É seguro. E minha irmã simplesmente adora, então metade da razão de eu estar fazendo isso é por ela.”

A irmã de Gomez, Gracie, está entrando na pré-adolescência, então preciso perguntar: ela já está (como praticamente todo pré-adolescente de 12 anos hoje em dia) interessada em maquiagem e cuidados com a pele? “Ela é super ligada em beleza”, diz Gomez, embora “não tem permissão de usar nada fora de casa além de um pouco de blush e gloss. Só isso. Mas ela pode se divertir… E acredite, quando ela está aqui [no escritório], eu não consigo tirá-la do armário de produtos.”

Gomez continua: “A minha parte favorita sobre ela, no entanto, é que ela não quer ter nada a ver com o meu [outro] trabalho. Eu estava tão preocupada quando ganhei uma irmã… Eu não queria que nada nublasse a visão dela. Mas ela é simplesmente uma criança sendo criança. Eu não tive isso. Não estou dizendo que foi algo ruim, mas fico feliz que ela tenha um pouco de infância.”

Gomez e sua mãe têm se esforçado bastante para tornar isso possível para Gracie, incluindo protegê-la das redes sociais — cujos perigos Gomez conhece bem. Por volta de 2021, ela fez uma pausa de três anos no Instagram porque, segundo ela, “eu achava aquilo muito nojento”.

Ela ainda faz pausas das redes de vez em quando. No momento da nossa entrevista, por exemplo, ela estava fora do Instagram havia cerca de três semanas (sua equipe mantém a conta ativa em seu lugar, postando mensagens pré-aprovadas e divulgações de projetos). “Quero me sentir satisfeita em qualquer posição em que esteja na vida e quero estar presente”, explica Gomez. “Fazer uma pausa das redes sociais me ajuda a conseguir isso.”

“Desculpem por eu ter decidido ser atriz e cantora agora, porque eu queria que todo o meu tempo pudesse estar aqui [na sede da Rare Beauty].”

A diferença agora é que Gomez não sente necessidade de anunciar quando suas pausas começam ou terminam — ou qualquer outra coisa, nesse sentido — para o mundo. “Finalmente sinto que estou em um lugar em que não preciso pedir desculpas por cada coisinha que faço”, diz ela.

Claro que Gomez também reconhece que ter os meios para se conectar com mais de 417 milhões de pessoas é um privilégio enorme. (Até o momento em que escrevemos, ela é a terceira pessoa mais seguida no Instagram, logo atrás de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi.) Mas, por ora, ela afirma: “Gosto de estar um pouco alheia ao que acontece, de não estar tão cegada por toda a falsidade disso.”

Ela recebe as atualizações de amigos e família do jeito antigo: conversando com eles. Gomez tem menos relacionamentos hoje, ela admite, mas de qualidade muito maior: “Meu círculo ficou muito menor à medida que envelheci.”

“Eu tento fazer com que as pessoas se sintam vistas, para que não sintam o que chamam de ‘loucura’.”

Uma das vozes mais fortes e orgulhosas desse círculo é Benny Blanco, produtor musical de Gomez e seu noivo. O casal está junto desde 2023, mas se conheceu quando Gomez tinha apenas 16 anos e estava lidando com seu primeiro contrato musical. Avançando 17 anos, os dois lançaram um álbum juntos, I Said I Love You First, que celebra a história de amor deles.

Ela está feliz que o relacionamento deles começou quando começou e não, digamos, cinco ou dez anos antes? “Com certeza. Eu não acho que teria maturidade suficiente nem de longe”, ela diz agora. “É estranho pensar que apenas cinco anos atrás eu não estaria no lugar certo, mas aprendi tantas lições [desde então] que me levaram a ser a melhor parceira que eu poderia ser para o Benny. E acredito que o mesmo vale para ele.”

Ela acrescenta: “Ele sempre fala: ‘Nossa, por que perdemos tanto tempo?’ E eu sempre respondo: ‘Você não teria gostado de mim naquela época.’ Eu estava completamente perdida.”

Felizmente, Blanco parece gostar — e muito — de Gomez agora. E ela dele. “Eu aprecio o coração dele, a bondade, as manias…” ela diz, sorrindo para si mesma enquanto a voz vai diminuindo. “Ele é uma das pessoas mais equilibradas da minha vida e me faz sentir muito normal.”

Nesse ponto, sinto-me compelida a contar a ela que toda a equipe da Allure está impressionada com a arte que Blanco faz nas unhas dos pés — que já envolveu transformar os dedões em olhos realistas, completos com cílios, ou pintar todos os cinco dedos como mini tapetes persas, com direito a franjas. “Sim, ele acabou de fazer um com lacinhos em todos os dedos”, diz Gomez. “Eu sempre pergunto: ‘Isso não dói?’”

“Eu já lidei com muitos problemas com o peso na minha vida, e isso é algo ao qual sou muito sensível.”

Enquanto o casal se prepara para se mudar para uma nova casa em Beverly Hills (que terá um escritório para que Gomez possa trabalhar na Rare Beauty sem precisar se deslocar), ela também valoriza o fato de que Blanco compartilha de seu gosto por design de interiores e ainda consegue encontrar “coisas para casa muito mais legais” do que ela. “Essa é a parte divertida de construir uma vida com alguém”, diz Gomez. “Poder se inspirar e combinar sua visão com a dele.”

Grande parte da própria inspiração dela vem rolando o feed do Pinterest. “Tenho todas as minhas pastas de inspiração para o casamento, para cozinhar, para estilo”, ela conta.

E lá está: a palavra com “C”. (casamento). Embora ela não queira deixar de falar sobre isso, na época da nossa entrevista Gomez diz que ela e Blanco simplesmente “não têm certeza de qual caminho vamos seguir” em relação à cerimônia. (Especulações recentes sugerem que o evento pode acontecer já no fim deste mês.) O que parece certo, porém, é que o maquiador de longa data de Gomez, Hung Vanngo, fará parte da celebração: “Se eu encontro [uma maquiagem] que gosto no Pinterest, eu sigo por aí, e então o Hung me sugere algo e eu combino tudo”, explica. “É um processo.”

Falando em criar novas combinações, Gomez me conta que foi “muito divertido” testar amostras de laboratório e experimentar diferentes notas ao criar a primeira fragrância da marca, chamada, apropriadamente, Rare. A mistura final tem notas de pistache, caramelo, pimenta-rosa, baunilha e gengibre — “todas as minhas favoritas”, ela diz.

“Tenho todas as minhas pastas [no Pinterest] de inspiração para o casamento, para cozinhar, para estilo.”

A embalagem do perfume — assim como a de todos os produtos da Rare Beauty — foi projetada pensando na acessibilidade. Em vez de uma tampa removível, a fragrância é borrifada através de um botão largo que pode ser facilmente alternado entre as posições travado e destravado, e depois pressionado levemente para liberar o spray. “Eu mesma lido com muitos [problemas de destreza], e isso pode ser frustrante”, diz Gomez enquanto mexe na aba de sua lata de Coca-Cola zero. “Até mesmo abrir uma lata pode doer… Eu sei como isso é.”

Em 2013, Gomez foi diagnosticada com lúpus, uma doença autoimune que causa dor e inflamação pelo corpo. Na época, ela estava em turnê e precisou cancelar os shows restantes para buscar tratamento, incluindo quimioterapia. Quatro anos depois, teve de passar por um transplante de rim devido à doença.

“Eu mesma lido com muitos [problemas de destreza], e isso pode ser frustrante. Até mesmo abrir uma lata pode doer… Eu sei como isso é.”

O lúpus é uma condição crônica sem cura conhecida, mas Gomez está atualmente em remissão, embora crises ainda sejam possíveis. Em uma cena dolorosa que aparece em seu documentário de 2022, My Mind & Me, Gomez diz: “Quando eu acordo, começo a chorar imediatamente porque dói — tudo dói.”

O filme também registra o caminho de Gomez até ser diagnosticada com bipolaridade, após um período de psicose que levou a tratamento em uma clínica de saúde mental. Ela contou à Rolling Stone que esteve em quatro instituições desse tipo ao longo dos seus 20 anos. Na mesma entrevista, revelou que quase não autorizou o lançamento do documentário; hoje, é grata por ter feito isso.

“Fico muito feliz que ele tenha saído, mas não é necessariamente quem eu sou agora”, ela diz. “Sendo honesta, não consigo assistir. Mas é só porque não estou mais naquele lugar.”

Gomez se refere ao filme como uma “cápsula do tempo”, uma que ela espera “ajudar as pessoas a entenderem ou estarem dispostas a descobrir o que está acontecendo com elas mesmas” ao vê-la passando pelo mesmo em tempo real. “Ah, aquele pensamento bem sombrio? Eu já tive. Aqueles altos bem altos? Eu também tive”, ela afirma. “Eu tento fazer com que as pessoas se sintam vistas, para que não sintam o que chamam de ‘loucura’.”

“Alguém me atacou dizendo que eu estava gorda. Por que esse [sentimento] está surgindo?”

Hoje, Gomez cuida da própria saúde mental por meio da terapia comportamental dialética (DBT), que a Cleveland Clinic caracteriza como uma forma de psicoterapia focada em “ajudar as pessoas a aceitar a realidade de suas vidas e comportamentos, bem como ajudá-las a aprender a mudar”. Ela descreve isso como “tirar camadas” e conectar os pontos.

“Alguém me atacou dizendo que eu estava gorda. Por que esse [sentimento] está surgindo?”, lembra Gomez, demonstrando o tipo de diálogo que costuma ter consigo mesma quando um sentimento ruim aparece. Aliás, não é um exemplo hipotético — Gomez afirma que comentários sobre seu corpo sempre foram especialmente delicados: “Já lidei com muitos problemas de peso na minha vida, e isso é algo ao qual sou muito sensível.”

Foi a DBT, ela diz, que lhe deu as ferramentas para entender o porquê: “Ah, agora eu entendo, isso vem daquela vez em que eu estava passando por questões médicas e ganhei peso….”

Alguns terapeutas até fornecem “cartõezinhos [que você pode puxar] quando sente um certo tipo de emoção, com perguntas para ajudar a guiar sua compreensão”, ela acrescenta. “Você definitivamente precisa estar disposto a fazer o trabalho, e essa parte pode ser complicada.”

“Finalmente sinto que estou em um lugar onde não preciso pedir desculpas por cada coisinha que faço.”

Gomez, claro, não é estranha à ideia de “fazer o trabalho” em todas as áreas da sua carreira, incluindo sua marca de beleza. “Vou viver este momento. E quem sabe, em alguns anos eu já tenha encerrado, e tudo bem”, ela diz. “Só preciso garantir que, enquanto estiver aqui, vou fazer o meu melhor.”

Isso significa tentar “dar a cada um desses projetos — seja filme, música, qualquer coisa — minha total atenção. Mas”, diz Gomez, “sempre vai voltar para a Rare e para o fundo, porque isso é algo com o qual eu realmente me importo.”

Ela está se referindo ao Rare Impact Fund. A Rare Beauty destina 1% das vendas brutas ao seu braço filantrópico, que direciona o dinheiro a organizações sem fins lucrativos que oferecem educação e recursos de saúde mental para jovens. E na velocidade em que a marca está crescendo — no início do ano passado, a Business of Fashion informou que ela havia ultrapassado US$ 400 milhões em vendas líquidas nos 12 meses anteriores — o fundo está bem encaminhado para atingir a meta de mobilizar US$ 100 milhões para suas organizações parceiras.

“Somos como aquela locomotiva pequena”, diz Gomez sobre sua marca, sentada de pernas cruzadas em um sofá em seu escritório, enrolada em um cobertor de chenille cor pêssego-rosado, “e ainda estamos seguindo em frente.”

Naquela tarde, ao se dirigir à sua equipe (a Rare Beauty já cresceu para 170 funcionários) e agradecer pelo trabalho árduo, ela lhes diz para nunca hesitarem em falar se se sentirem desconfortáveis: “Quero que todos vocês se sintam bem.”

Nesta nova fase da vida, é isso que Gomez também deseja para si mesma. “Quero continuar evoluindo e melhorando em todas as áreas da minha vida. E quero experimentar tudo, então é importante para mim me manter em equilíbrio”, afirma. “Fico muito feliz que, quando surge uma emoção, eu consigo reconhecê-la, vivê-la e depois deixá-la ir.”

Comments

comments

Siga o Twitter do site para receber
novidades sobre Selena em tempo real
Na nossa página do Facebook, você também
não perde novidades sobre Selena. Curta!
Siga-nos no Instagram para fotos, vídeos e
entretenimento sobre Selena e o site
Web status
Criação e desenvolvimento por LIVZZLE e Lannie.D
© 2020 - Selena Gomez Brasil