Com os acontecimentos recentes relacionados ao “Black Lives Matter” e a luta racial nos Estados Unidos, Selena Gomez abriu sua maior plataforma para influenciadores pretos educar e informar seus seguidores, em busca de uma futura geração justa e sem preconceitos.
No dia de hoje, 08/6, Selena cedeu seu Instagram para a professora Sarah Elizabeth Lewis, historiadora especializada em história da arte e história africana na mundialmente conhecida universidade, Harvard. Confira a postagem de apresentação de Lewis:
“Conheçam a professora Sarah Elizabeth Lewis (@sarahelizabethlewis1 e sarahelizalewis no Twitter). Ela ensina história da arte e estudos africanos e norte americanos na Universidade de Harvard, com foca na relação entre imagens, raça e justiça. Ela é a força por trás do projeto #VisionandJustice, a edição histórica da revista @Aperturefnd, o currículo de estudos de Harvard e da conferência @visionandjustice. Seu primeiro livro, “The Rise”, é sobre o papel da arte para superar as falhas e sua palestra no TED Talk recebeu mais de 2.7 milhões de visualizações. Antes de ir para Harvard, ela foi curadora no MoMA e no Tate Modern em Londres, além de ser graduada em Harvard, Oxford e Yale. Em 2019, ela foi o ato principal na inauguração do Freedom Scholar Award por seu trabalho com raça e justiça na América, apresentado pela Associação pelo Estudo da Vida e História Afro-Americana.”
Confira a postagem da professora Lewis e sua tradução:
“O que nos liderou até esta crise racial?
A história nos mostra que a cultura – fotografia, filmes, música, literatura – não apenas a legislação, nos levou até esta crise racial e o nosso foco na brutalidade policial. A cultura é uma ferramenta poderosa. Cria narrativas que podem honrar a vida humana ou denegri-la.
A lei por si só não resultou na morte de George Floyd, Breonna Taylor, Sandra Bland, Travyon Martin ou qualquer outra vida sem nome perdida devido ao terror racial. A legislação combinado à cultura molda nossas narrativas sociais. Pode justificar preconceitos e estereótipos com consequências mortais. ⠀
Mas esta também é a boa notícia. Isso significa que todos temos um papel a desempenhar pela forma como moldamos, produzimos e nos envolvemos com a cultura que nos rodeia. ⠀
Esta é uma aula do Instagram de 1 dia chamada “Como ver em uma crise racial”. Você receberá um novo conjunto de ferramentas nas postagens e stories através de conhecimento e artistas a seguir. Nossos 4 tópicos:
1) Terror racial como cultura (qual é a conexão entre a história do linchamento e a violência racial que estamos testemunhando hoje?) ⠀
2) Viés racial em mídia, fotografia e tecnologia (discutiremos como os estereótipos e contra-narrativas são reforçados pela cultura)
3) O vínculo cultural entre policiamento e escravidão (como as patrulhas de escravos, a vigilância de corpos negros por meio da Lei dos Escravos Fugitivos e o aluguel de condenados ajudaram a desenvolver nossa força policial?) ⠀
4) O poder da praça pública (o que significa ainda ter monumentos confederados em público?) ⠀
Estas são 4 arenas do nosso campo de batalha cultural: Mídia, Imagens, Símbolos Públicos e Espetáculos. O terror racial afetou todos eles. Como escolhemos ver cada dia pode ser uma forma de ativismo diário. Entender isso é a missão do projeto @visionandjustice.
Poste nos comentários e eu responderei com o máximo de perguntas que puder! Saúdo Selena Gomez por transformar sua plataforma para fins de educação e justiça para todos. Obrigado! Agradecimentos especiais a @radcliffe.institute, @fordfoundation, Whiting Foundation, Lambent Foundation, @hutchinscenter, @americanrep, @harvardartmuseums, @aperturefnd, meus colegas, estudantes e todos os outros por seu apoio. Por favor, esteja bem e seguro!”
Confira abaixo as publicações no Instagram Stories feito por Sarah:
Você pode acompanhar todas as postagens diárias sobre o conteúdo e o discurso de outros ativistas no Instagram oficial de Selena.
O Selena Gomez Brasil estará diariamente traduzindo os conteúdos publicados por cada influenciador e publicando-os em nosso site.
Tradução e Adaptação: Selena Gomez Brasil