Após os recentes acontecimentos relacionados a luta racial nos Estados Unidos, Selena Gomez disponibilizou seu Instagram para que influenciadores e ativistas pretos pudessem educar e informar seus seguidores, em busca de uma futura geração justa e sem preconceitos.
Na tarde de hoje, 09/6, Selena cedeu seu Instagram para o doutor Ibram X. Kendi, historiador especializado em racismo e diretor do Centro de Pesquisa Antiracista. Confira a apresentação de Kendi feita por Selena:
“Por favor, conheçam o professor Ibram X. Kendi (@ibramxk). Ibram é um historiador sobre racismo, autor número 1 dos livros mais vendidos da New York Times e diretor do Centro de Pesquisa Antiracista @bostonu. Ele é um escritor colaborativo no @theatlantic e correspondente do canal @cbsnews. Ele é o autor de quatro livros, incluindo ‘STAMPED FROM THE BEGINNING: A história definitiva do racismo na América’, que foi premiado na Premiação Nacional de Literatura, ‘COMO SER ANTIRRACISTA’, e o livro ‘STAMPED: Racismo, antirracismo e você’, co-escrito por @jasonreynolds83. Seu primeiro livro infantil, ‘BEBÊ ANTIRRACISTA’ será lançado na próxima semana. Ele assumirá meu Instagram hoje.”
Ibram postou um vídeo no IGTV, explicando como ser antirracista. Confira abaixo o texto que foi publicado com o vídeo e o que o historiador disse no mesmo:
“Nós escutamos muitos americanos – policiais, políticos, familiares, talvez você mesmo – dizerem que “não são racistas”. Qual é o problema de ser “não racista”? É uma afirmação que significa neutralidade: “Eu não sou racista, mas também não sou agressivamente contra o racismo”. Mas não há neutralidade na luta contra o racismo. O oposto de “racista” não é “não racista”. É “antirracista”. ⠀
Qual é a diferença entre um racista e um antirracista? Um racista acredita na ideia de uma hierarquia racial; um antirracista vê os grupos raciais iguais. Um racista acredita que os problemas estão enraizados em grupos de pessoas; um antirracista localiza as raízes dos problemas no poder e na política. Negação é o batimento cardíaco do racismo; confissão é o batimento cardíaco do antirracismo. Para ser um antirracista, precisamos parar de negar que temos idéias racistas, que de alguma forma apoiamos políticas racistas, que às vezes estamos sendo racistas. Devemos reconhecer nosso próprio racismo para começar nossa jornada antirracista.
Espero que os recursos que estou compartilhando nos Stories hoje ajudem você em sua jornada diária e ao longo da vida a se esforçar para ser um antirracista.”
Doutor Ibram X. Kendi.
O professor também postou nos Stories de Selena, onde recomendou alguns livros sobre o assunto e sobre como ser um antirracista. Confira:
O livro de Ibram X. Kendi, “Como ser antirracista” foi traduzido em português pela editora Alta Cult no Brasil e você pode adquiri-lo através dos links: Amazon e Travessa.
Você pode acompanhar todas as postagens diárias sobre o conteúdo e o discurso de outros ativistas no Instagram oficial de Selena.
O Selena Gomez Brasil estará diariamente traduzindo os conteúdos publicados por cada influenciador e publicando-os em nosso site.
Tradução e Adaptação: Selena Gomez Brasil