Postagem por:
Samuel Rodrigues
23 jul.2023

Neste domingo (23), um dia após o aniversário da cantora, o primeiro álbum solo de Selena Gomez, intitulado “Stars Dance”, celebra dez anos de seu lançamento oficial. O disco, que demonstrou o início do amadurecimento modesto de Gomez enquanto artista à época, obteve sucesso comercial, à medida que se destacou nas plataformas musicais e, ainda, tornou-se o primeiro CD da estrela a atingir o topo da parada de álbuns Billboard 200, com 97 mil cópias vendidas em sua semana de estreia nos Estados Unidos.

“Come & Get It” marcou o retorno de Selena Gomez à indústria fonográfica posteriormente a uma pausa e ao anúncio do fim da “Selena Gomez & The Scene”, grupo com o qual gravou três álbuns. A canção abriu os trabalhos da era como a primeira faixa escolhida para ser trabalhada. Com composição assinada por Ester Dean e pela dupla Stargate, foi disponibilizada ilegalmente dias antes de sua estreia oficial planejada para o dia 8 de abril de 2013, porém, ainda assim, conseguiu debutar no top 50 da Billboard Hot 100, na 45ª posição e com 76 mil cópias em vendagens. Posteriormente, com divulgação em performances, entrevistas a estações de rádio e apreço do público, firmou-se como o primeiro hit top 10 da cantora; no qual ficou durante nove semanas e alcançou pico de 6° lugar. O videoclipe chegou ao YouTube em 7 de maio daquele ano.

A dançante “Slow Down” foi predilecionada para o papel de segundo single do disco e confirmada como tal em bate-papo ao vivo com a cantora no dia 3 de junho, juntamente ao anúncio do “Stars Dance” e seu alinhamento de faixas. A música estreou na 70ª colocação na Billboard Hot 100 e, eventualmente, conquistou um pico de 27 no ranking depois de ser apresentada em programas televisivos. Seu clipe, filmado em Paris, foi liberado no YouTube em 19 de julho.

“Stars Dance” foi um álbum para o qual surgiu grande expectativa e tornou-se em um projeto estimado pelos fãs e público-alvo de Selena Gomez, embora tenha sido avaliado como mediano pela crítica especializada. A cantora optou por experienciar novos âmbitos musicais, de modo a percorrer outros gêneros com estilos e ritmos distintos, o que, segundo a própria, proporcionou-lhe maior controle criativo. Com 13 canções em sua versão “deluxe” de 46 minutos de duração, a produção mostrou evolução ao abranger maior audiência a nível mundial do que os anteriores com a The Scene, abrindo sua primeira semana com 164 mil exemplares comercializados ao redor do globo de acordo com dados da tabela UWC (“United World Chart”), desenvolvida pelo site Mediatraffic.

A lista de músicas do “Stars Dance” aborda sentimentos mágicos do amor, os tipos de emoções que podem fazer com que as “estrelas dancem”. Para além da tracklist, o álbum representa brevemente o compromisso duradouro do amor verdadeiro em letras como “irei te amar por toda a vida, não deixarei o seu lado” e “escrito em ouro, uma marca permanente, amor gravado, é o que somos”. Mesmo após a separação com a qual lidou, a cantora se expressou de forma abrasadora, lamentando todos os planos perdidos e “marcas deixadas nos mapas” por causa de uma paixão que a deixou vulnerável. Implica-se, da maneira que as letras de “Stars Dance” discorrem, que os aspectos positivos de um relacionamento irão permanecer brilhando: “em algum lugar para sempre, dançaremos novamente”. Ao ouvir o CD, tem-se a sensação de uma viagem a outra dimensão, na qual é possível sentir que o amor verdadeiro acontece, de fato, quando o outro traz o melhor de si, consegue o fazer desejar chegar ao topo de todas as chances e ser criativo como nunca antes foi.

Na ponte da faixa homônima “Stars Dance”, por exemplo, os versos sugerem que tudo o que o parceiro amoroso toca se modifica em amor e que suas ações podem criar uma sensação de céu. O conceito de se apaixonar é contrastado com a ideia de voar no amor, insinuando uma experiência transcendente e emocionante. A referência a “Stardust” indica que o amor, como as estrelas, é transitório e finito, enfatizando a importância de valorizar cada momento. No geral, o disco “Stars Dance” transmite uma mensagem de empoderamento e capacidade de criar uma conexão mágica através do amor e da paixão. Destaca, também, a natureza transformadora do amor, transicionando de momentos comuns para experiências extraordinárias.

A fim de promover a gravação, foi programada uma turnê mundial; no entanto, infelizmente, a artista precisou se afastar dos palcos e interromper a sequência de shows devido à descoberta de seu diagnóstico de lúpus, informação que o público recebeu nos anos seguintes. Enquanto durou, foi marcada pelo carisma da musicista durante os encontros com os fãs nos meet & greets dos concertos realizados, nos quais se mostrou acolhedora e prestativa ao recebê-los.

Apesar de não atualizada desde 2014, “Come & Get It” recebeu certificação de tripla platina pela venda de três milhões de cópias nos EUA por meio da Associação Americana da Indústria de Gravação (do inglês, RIAA: Recording Industry Association of America). “Slow Down”, por sua vez, foi certificada com dupla platina por vendagens de dois milhões no país na última revisão, feita neste ano. A era “Stars Dance” foi finalizada antes do previsto e, com isso, encerrada com apenas dois singles. Hoje, o álbum soma aproximadamente 2,8 milhões de cópias vendidas mundialmente e mais de 750 milhões de reproduções no Spotify.

Comments

comments

Siga o Twitter do site para receber
novidades sobre Selena em tempo real
Na nossa página do Facebook, você também
não perde novidades sobre Selena. Curta!
Siga-nos no Instagram para fotos, vídeos e
entretenimento sobre Selena e o site
Web status
Criação e desenvolvimento por LIVZZLE e Lannie.D
© 2020 - Selena Gomez Brasil