Postagem por:
Rebeca Gois
03 maio.2023

Em 19 de junho de 2017, Selena Gomez foi submetida a um transplante renal do qual dependeria sua vida. A doadora, uma de suas melhores amigas à época, a atriz Francia Raisa, que morava na mesma casa que a cantora naquele ano.

Francia e Selena se conhecem desde os tempos da Disney, quando participaram de uma ação solidária em um hospital infantil, em 2007. Desde então, elas foram clicadas juntas em eventos, jantares de amigas, comemorações pessoais e até mesmo em viagens internacionais depois que as duas passaram pelo processo cirúrgico.

Nos últimos dias, informações desencontradas sobre a relação entre Selena Gomez e Francia Raisa têm circulado nas redes, especialmente após a divulgação de um vídeo pelo TMZ, onde a atriz de “How I Met Your Father” se esquivou de responder perguntas feitas de forma forçada sobre seu relacionamento atual com a cantora de “Calm Down” e a afirmou que “conversaria mais sobre o assunto com especialistas” antes de decidir doar um órgão novamente.

As perguntas que ficam são: Elas não são mais amigas? Selena realmente esnobou Francia? Por que elas brigaram? A cantora foi ingrata com a pessoa que salvou sua vida?

Algumas coisas não tem como a ninguém saber, afinal, Selena Gomez é sempre muito privada sobre assuntos relacionados à sua vida e problemas pessoais, assim como Francia. Mas, muita informação está disponível na internet. Então, aqui vai um dossiê sobre o assunto.

2017 – 14 de setembro

Quando Selena Gomez revelou, em seu Instagram, que foi submetida ao procedimento de transplante renal em caráter de urgência, pois seus órgãos estavam falhando devido aos efeitos colaterais do lúpus, doença autoimune com a qual foi diagnosticada em 2013, ela disse:

“Eu descobri que precisava de um transplante renal devido ao meu lúpus e estava me recuperando. Foi o que eu precisei fazer pela minha saúde. Honestamente, em breve quero compartilhar com vocês a minha jornada nos últimos meses. Até lá, eu quero agradecer publicamente minha família e a incrível equipe médica por tudo o que fizeram por mim antes e depois da cirurgia. E, finalmente, não existem palavras para descrever como eu sequer poderia agradecer minha linda amiga, Francia Raisa. Ela me deu o melhor dos presentes e fez o sacrifício de doar seu rim para mim. Eu sou muito abençoada. Eu te amo muito irmã.”

2017 – 31 de outubro

Semanas depois de chocar seus fãs com a notícia do transplante, Selena Gomez e Francia Raisa deram uma entrevista exclusiva ao “Today”, tradicional programa da TV americana. No especial, as amigas contaram em detalhes como todo o processo aconteceu.

“Meus rins simplesmente pararam. E eu não poderia pedir algo assim a ninguém da minha vida. Então eu voltei pra casa”, contou Selena.

Selena chegou em casa muito abalada e Francia perguntou o que estava acontecendo. Selena desabou a chorar e disse que tinha acabado de descobrir que seus rins estavam falhando e que precisaria fazer um transplante urgente, mas a lista de espera na época era de 7 a 10 anos. Francia, então, se prontificou a fazer o teste de compatibilidade pela amiga. Mesmo Selena negando a ajuda, dizendo que não poderia pedir isso para ela, a atriz insistiu. Tempos depois, ambas descobriram que eram compatíveis e Francia se voluntariou a doar, participando do processo de testagem e acompanhamento psicológico obrigatório do pré-operatório.

Na entrevista, Francia respondeu se, em algum momento, ela se arrependeu de ter feito a doação: “Isso nem se quer é uma questão, eu a amo e ela é minha irmã, nunca me arrependi”.

Confira a entrevista completa (legendas automáticas em português estão disponíveis):

2017 – 1 de dezembro

Depois de passar por um ano difícil e, ainda assim, continuar com seu excelente trabalho na indústria musical, Selena Gomez foi eleita a Mulher do Ano, pela Billboard, uma das maiores autoridades do mundo da música. No evento de premiação, Francia foi convidada para apresentar o prêmio principal da noite, que seria o de Selena.

Em seu discurso, a atriz falou sobre como elas se conheceram, viraram amigas e se tornaram tão próximas que chegaram ao ponto de, até mesmo, serem compatíveis para um transplante. “Quando eu descobri que era compatível com a Selena, eu não pensei duas vezes sobre isso. Eu me senti honrada. E, se eu estivesse na mesma situação, ela também não pensaria duas vezes em fazer o mesmo por mim. É assim que ela é e eu tenho orgulho de chamá-la de irmã”.

Ao receber o prêmio, Selena Gomez se emocionou ao falar de Francia e ainda dedicou seu prêmio a ela no discurso de aceitação: “Pra ser sincera, eu acho que a Francia deveria receber esse prêmio, porque ela salvou minha vida. Eu me sinto muito sortuda porque eu estava confusa por sentir que, talvez se eu falasse demais [sobre o transplante], não estaria fazendo o suficiente. Sou grata a essa mulher incrível e não sei como eu poderia jamais pagá-la por isso”.

https://www.youtube.com/watch?v=SVNA86a0HlA

2018 a 2022

No decorrer dos anos, ambas continuaram, naturalmente, a ser questionadas sobre o assunto, falando sobre como foi o processo para elas e se apoiando nas redes sociais, mesmo em meio a especulações sobre não serem mais amigas.

Em 2018, Francia continuou indo a programas de TV para promover seu trabalho e, inevitavelmente, o assunto sempre virava pauta de suas entrevistas, nas quais ela sempre recebia elogios e aplausos pela decisão de salvar a vida de Selena Gomez com um gesto de amor.

Francia falou sobre o assunto no Steve TV Show, com Steve Harvey, contou sobre o processo de doação e a atenção que recebeu por seu ato ao Harry TV, com Harry Connick Jr. e chegou a falar sobre o orgulho que tinha por carregar a cicatriz de uma cirurgia tão importante. E, em suas redes sociais, mostrou muito sobre sua mudança de rotina devido ao procedimento. Além disso, sendo doadora, Francia passou a ser uma voz ativa a favor da doação de órgãos, falando sempre sobre sua experiência.

Enquanto isso, Selena Gomez estava retomando seus projetos, sua carreira e focando em seu relacionamento, à época com o cantor Justin Bieber, mas sem jamais deixar de falar e apoiar Francia ativamente em suas redes sociais, relembrando sempre a gratidão por ter recebido algo tão precioso de sua então amiga.

Em julho de 2022, Francia foi à festa que Selena Gomez deu em comemoração aos seus 30 anos. Elas tiraram fotos juntas e, alguns dias depois ainda postaram um vídeo no TikTok dublando um áudio de comédia juntas.

Então, o que aconteceu afinal?

Em 3 de novembro de 2022, Selena Gomez foi capa da revista Rolling Stone e deu uma entrevista falando sobre o lançamento do seu documentário “My Mind & Me” (Minha Mente e Eu), que trata sobre sua batalha diária com saúde mental.

Na entrevista, Selena se abriu sobre a dificuldade que sentia de conversar sobre o assunto com amigos não-famosos, sobre como era ter o diagnóstico de bipolaridade, ansiedade e depressão sendo uma pessoa pública, e citou Taylor Swift como sua única amiga verdadeira na indústria, se referindo à cultura de “squads” femininos entre mulheres que são celebridades, algo comum em Hollywood (como a amizade entre as irmãs Jenner e Hadid, por exemplo). A cantora pontuou: “Eu nunca me encaixei em um grupo legal de garotas que eram celebridades. Minha única amiga na indústria realmente é Taylor [Swift], então me lembro de me sentir como se não pertencesse. Senti que todos ao meu redor viviam vidas plenas. Eu tinha esse cargo e estava muito feliz, mas… eu estava mesmo?”.

A fala repercutiu e viralizou em todas as redes sociais, afinal, Taylor e Selena são referência de amizade na indústria musical há anos.

Porém, ao ver a fala, descontextualizada por sinal, Francia Raisa não gostou do que leu. Em um post da Rolling Stone sobre a entrevista com o trecho “Taylor é minha única amiga na indústria” destacado, a atriz comentou, em tom de deboche: “interessante”. Minutos depois, fãs perceberam que ela havia deixado de seguir Selena Gomez no Instagram. Selena, entretanto, continua seguindo a atriz na plataforma até hoje.

No TikTok, Selena começou a ser atacada por não ter mencionado Francia ou suas outras amigas em seu documentário, nem na entrevista para a Rolling Stone, mesmo nenhum dos dois momentos sendo sobre isso, como pontuado acima. No dia 6 de novembro, finalmente, a cantora deixou um comentário em um vídeo que a atacava por esses motivos: “Desculpa por não ter mencionado cada pessoa que eu conheço”.

Foi então que os rumores de uma briga entre elas e especulações sobre o fim da amizade começaram a pipocar e ganhar força na internet. Como esperado, nenhuma das duas jamais tocou no assunto.

2023

Em fevereiro deste ano, três meses após a polêmica, Selena Gomez interagiu em um post da Hulu, que mostrava uma fala da personagem de Francia Raisa (Valentina) para a personagem de Hillary Duff (Sophie) na série “How I Met Your Father”. No trecho, a Valentina dizia para sua amiga Sophie: “Você não passa de uma psicopata mentirosa, mas é a MINHA psicopata mentirosa”. E na legenda, “encontre um amigo que te ame na sua fase de mentiroso psicopata”. Selena comentou: “Vibes!” (uma expressão em inglês usada também para se referir a um bom sentimento ou energia que uma situação transmite).

A interação, aparentemente, passou despercebida para Francia Raisa, que não interagiu e nem voltou a seguir Selena Gomez na rede social.

No começo desta semana, um vídeo de paparazzi com a atriz fez o assunto voltar à tona. Francia demonstrou ainda estar ressentida com Selena ao se esquivar, em tom de deboche, das insistentes perguntas do fotógrafo sobre a amizade das duas, chegando a dizer que pensaria duas vezes antes de fazer a doação: “Definitivamente eu conversaria de novo com outras pessoas sobre doação de órgãos”.

Páginas de fofoca, sites de notícias e usuários das redes sociais do mundo inteiro estão especulando a atitude vista no vídeo, alguns acusando Selena Gomez de ingratidão e manipulação, outros apontando Francia como aproveitadora e infantil. Com base nos fatos que temos acesso e expusemos aqui, não podemos dizer que essas hipóteses estão corretas. Nem dizer que existe uma única pessoa ou situação para culpar.

Selena Gomez com certeza é grata pelo sacrifício de Francia, que por sua vez, teve acesso a toda informação que precisava e decidiu conscientemente fazer a doação.

O quanto de gratidão é necessário para que um ato como esse seja pago? Ninguém é capaz de mensurar. Nenhum dinheiro no mundo pode retribuir e talvez uma vida inteira sendo prisioneiro da gratidão ainda não seja o suficiente. Então, como saber o que esperar numa situação como essa?

A verdade sobre o que realmente as afastou, só elas mesmas conhecem. O que sabemos é que somos todos humanos, até celebridades. Nos equivocamos com facilidade. Erramos o tempo inteiro. Dizemos coisas que não deveríamos dizer e nos arrependemos no mesmo minuto. Nos desentendemos por coisas bobas e deixamos que mal-entendidos afetem nossas relações sem nem perceber. E ninguém pode ser culpado por isso, nem celebridades.

O certo é que essa situação não faz bem para nenhuma das artistas. O tempo é rei e esperamos que elas possam resolver suas diferenças no futuro.

Comments

comments

Siga o Twitter do site para receber
novidades sobre Selena em tempo real
Na nossa página do Facebook, você também
não perde novidades sobre Selena. Curta!
Siga-nos no Instagram para fotos, vídeos e
entretenimento sobre Selena e o site
Web status
Criação e desenvolvimento por LIVZZLE e Lannie.D
© 2020 - Selena Gomez Brasil